RESUMO
Código: 218
Área Temática: Internacionalização

 

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Sandálias Havaianas - Estratégia de Internacionalização
 
Este estudo objetivou compreender os principais aspectos estratégicos integrantes do processo de internacionalização de produtos. Para tanto, recorreu-se à bibliografia referente às transformações observadas no marketing em função da extensão de seu conceito e atuação para além das fronteiras dos países. Examinaram-se também as razões pelas quais as empresas decidem comercializar produtos/serviços em âmbito internacional, abordando algumas das principais questões estratégicas envolvidas nessa decisão – segmentação e posicionamento – que norteiam toda a estratégia de marketing. O artigo é ilustrado com o caso das Sandálias Havaianas, um produto genuinamente brasileiro que, com uma estratégia de reposicionamento, recuperou seu prestígio após perda significativa de participação de mercado para a concorrência nacional. São apontados ao longo do trabalho os dilemas estratégicos enfrentados pela empresa para a internacionalização do produto e a importância de uma estratégia coerente em todo o marketing mix para conquistar consumidores de outros países. Este estudo traz, como possível contribuição, um estímulo para outras empresas ao explorar a estratégia da direção da São Paulo Alpargatas para transformar as Sandálias Havaianas em uma marca brasileira conhecida e valorizada no mercado externo, além de apontar os prováveis desafios que a empresa certamente enfrentará para manter a mesma trajetória de sucesso nos próximos anos.