RESUMO
Código: 225
Área Temática: Operações

 

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Ações Estratégias de Compras e Estoque Na Rede de Farmácias Trade
 
Este artigo apresenta as estratégias utilizadas para o desenvolvimento das compras e manutenção de estoques em uma rede com 17 lojas em Belo Horizonte. O segmento de farmácias é pulverizado e a atuação por meio de ações coletivas, propicia o aumento de competitividade e o desenvolvimento de canais de negociação com fornecedores. A metodologia aplicada foi o estudo de caso, com a coleta de dados por meio de dados documentais, entrevistas e observação dos pesquisadores. O artigo revela a constituição do mix de produtos da rede que se dividem nos dois grandes departamentos de medicamentos e perfumaria; apresenta os indicadores de desempenho utilizados para a gestão do estoque, as estratégias de negociação e o impacto no armazenamento da rede, o modelo decisório de compra, e as características do pagamento e transmissão de informações. Apresenta-se ainda, as funcionalidades do sistema integrado de gestão e suas deficiências no controle de 11.627 itens ativos. Portanto, com a apreciação deste artigo é possível identificar ações específicas que podem ser aplicadas em redes varejistas para fomentar o desenvolvimento de ações estratégicas nas áreas de compras e estoque.