RESUMO
Código: 24
Área Temática: Política de Negócios e Economia de Empresas

 

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Utilização da Anacor Para A Identificação de Meios de Pagamento em Populações de Média e Baixa Renda
 
Sob a hipótese inicial de que há diferenças dos meios de pagamento efetuados pelos consumidores de rendas baixa e média, realizou-se o presente estudo para averiguar se os perfis sociodemográficos do Município de São Paulo condicionam as formas de pagamento e aquisição de crediário e financiamento quando da compra de bens duráveis. Por meio da aplicação inicial da técnica de análise fatorial, para se identificarem os segmentos de rendas baixa e média investigados nesta pesquisa, verificou-se que aqueles com maiores restrições orçamentárias são os mais suscetíveis à aquisição de bens por meio de crediários de loja, enquanto os mais abastados, dentro da amostra utilizada, são os que mais utilizam descontos em folha de pagamento e cartões de crédito. Usou-se a análise de correspondência para a representação gráfica das relações multidimensionais das distâncias qui-quadrado entre as categorias das variáveis estudadas. A tabela de contingência permitiu, além do teste qui-quadrado, a análise dos resíduos, que confirma a hipótese inicial. Ressalta-se que há diferenças significativas entre os perfis sociodemográficos, o que demonstra a importância da estratificação do mercado em nichos com comportamentos homogêneos e representativos, e com anseios, escolhas e desejos específicos. A oferta de determinados meios de pagamento de forma massificada pode iludir determinados segmentos a elaborarem previsões e estratégias aparentemente fadadas ao sucesso em um ambiente macroeconômico com altas restrições orçamentárias, baixos índices de emprego e altas taxas de juros.