RESUMO
Código: 244
Área Temática: Estratégia e Organizações

 

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Inteligência Competitiva: Uma Ferramenta de Apoio Estratégico Às Empresas Brasileiras.
 
Com a globalização e a crescente competição que atinge todos os mercados, as empresas necessitam de ferramentas para analisar sua concorrência de forma ética e legal, através da grande quantidade de dados disponível atualmente. A Inteligência Competitiva (IC) surge como solução estratégica mundialmente adotada para o monitoramento de mercado/competidores e apoio no processo decisório, mas, no entanto, essa ferramenta encontra dificuldades para ser reconhecida como de importância estratégica e para ser adotada com grande intensidade no Brasil. Este artigo tem o objetivo de analisar e identificar as principais restrições para o pouco uso da Inteligência Competitiva em empresas brasileiras, quais iniciativas estão sendo tomadas e quais outras poderiam ser consideradas para reverter esta situação. Adicionalmente, pretende-se estudar de que forma as tecnologias de informação podem contribuir para dinamizar e aprimorar a qualidade dos processos de IC, além de relacionar o acompanhamento de sinais fracos e uma visão periférica de mercado, para antecipar mudanças no ambiente de negócios a partir de pequenos sinais emitidos pelo mercado, a um Sistema de Inteligência Competitiva.