RESUMO
Código: 245
Área Temática: Internacionalização

 

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Recursos e Capacidades Estratégicas Para Internacionalização
 
O presente artigo explora como os recursos e capacidades estratégicas desenvolvidas pelas empresas contribuem para a sua prontidão em exportar, tida como a estratégia mais utilizada no início do seu processo de internacionalização. A pesquisa propõe uma contribuição aos estudos sobre empresas brasileiras, em que são identificados os recursos e capacidades estratégicas que contribuem para sua prontidão em exportar. Foi realizada uma pesquisa descritiva por meio de amostragem aleatória inferencial, desenvolvida com questionário estruturado com perguntas quantitativas e qualitativas. A técnica amostral foi a de amostra aleatória escalonada por porte e região. O entrevistado foi o diretor presidente, diretor de marketing ou diretor de exportações da empresa. A base de dados utilizada foi levantada na dissertação de Mestrado “Competição Global”, de Ricardo Pitelli de Britto, orientada pelo Prof. Dr. Celso Grisi, entre maio e setembro de 2004. O questionário aplicado é de autoria do Prof. Dr. Cavusgil, da MSU, presente no Software CORE – Company Readiness to Export, de propriedade da MSU, que cedeu o seu uso para a realização desta pesquisa. Os resultados mostram que, quanto maior a presença de recursos e capacidades estratégicas para a internacionalização, maior o volume de exportação da empresa, mas não necessariamente assegura o crescimento da exportação ao logo do tempo.