RESUMO
Código: 250
Área Temática: Internacionalização

 

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O Processo de Internacionalização de Empresas Sob Uma Ótica Contextualista: Um Estudo de Caso Na Cerâmica Portobello S/a
 
A principal motivação para a realização deste trabalho foi de proporcionar uma contribuição científica para a área de gestão de negócios internacionais, no sentido de promover a realização de uma pesquisa sobre internacionalização de empresas com uma perspectiva diacrônica, compreendendo a preocupação com a evolução do fenômeno ao longo do tempo. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou analisar, sob uma ótica contextualista, o processo de internacionalização de uma empresa produtora e exportadora brasileira. Selecionou-se a Cerâmica Portobello S/A como objeto deste estudo de caso. A metodologia utilizada na pesquisa foi qualitativa, de caráter descritivo, sendo um estudo de caso simples, longitudinal. Identificou-se, com base no modelo Kraus (2000), as fases do processo de internacionalização da empresa, sendo revelado que, apesar de pouco provável, a empresa pulou a primeira fase. Foram verificados ainda os fatores contextuais que motivaram as mudanças de fase, tanto no contexto interno quanto externo, e as dificuldades enfrentadas pela empresa em cada uma das fases. Os dados revelaram uma forte interferência do governo na maioria das fases do processo de internacionalização. Sugere-se uma ampliação do modelo Kraus, no sentido de contemplar a evolução do comprometimento das atividades internacionais no que se refere ao investimento direto no exterior.