RESUMO
Código: 254
Área Temática: Inovação e Gestão Tecnológica

 

Abrir
Arquivo

 
Construção de Indicadores de Mensuração do Capital Intelectual em Uma Empresa Brasileira de Consórcios
 
Em meio à complexidade ambiental que envolve as organizações atualmente, sob variadas pressões que as obrigam a adotarem ritmos cada vez mais acelerados em suas respostas, ressalta-se a importância da estratégia bem formulada e, especialmente, bem implementada como uma forma de sustentar ou atingir o posicionamento de mercado desejado. A mensuração da estratégia se torna fundamental como uma forma de acompanhamento interno a fim de prevenir desvios ou ainda corrigir rotas indevidas que possam ocorrer durante sua implementação focando sempre o alinhamento estratégico planejado. Este artigo tem por objetivo construir indicadores que possam refletir o esforço organizacional para o atingimento das metas estabelecidas e que potencializem o valor do conhecimento como recurso singular dentro da organização. Para isso, foi selecionada uma das 10 maiores empresas brasileira de consórcios como alvo de um estudo mais aprofundado, onde foram identificadas suas principais diretrizes estratégicas para a construção de indicadores que mensurem a implementação estratégica, sob o aspecto da mensuração de seu capital intelectual. O trabalho trata ainda do capital intelectual, seus conceitos e sua importância, considerados através do capital humano, estrutural e clientes.