RESUMO
Código: 256
Área Temática: Recursos Humanos

 

Abrir
Arquivo

 
O Desafio da Criação e da Implementação de Indicadores Para A Mensuração dos Sistemas de Educação Corporativa no Brasil
 
O artigo pretende apresentar, um panorama conciso a respeito das atividades relacionadas aos Sistemas de Educação Corporativa nas organizações de diferentes setores atuantes no Brasil. Serão apresentados os principais resultados obtidos através de uma pesquisa realizada pelos autores, no que se refere à Educação Corporativa de modo geral, buscando-se uma clarificação no que diz respeito às características de um sistema de educação corporativa nas empresas brasileiras; como são planejados e criados os programas educacionais pelas organizações pesquisadas e, principalmente, quais os resultados advindos de implantação dos Sistemas de Educação Corporativa percebidos pelas respectivas organizações. Uma questão recorrente notada diz respeito aos processos de mensuração e avaliação do desempenho e da eficácia dos Sistemas de Educação Corporativa, o que se tornou o foco principal deste trabalho, considerando-se a importância da definição de indicadores pertinentes e eficazes. Além disso, procura-se, através de uma revisão da literatura sobre o tema, fazer considerações sobre a efetividade de tais atividades e acrescentar ainda conclusões e recomendações que sucedem das análises realizadas, com o propósito de enriquecer as discussões sobre o tema.