RESUMO
Código: 26
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Influência da Racionalidade e da Qualidade Na Compra de Serviço em Uma Sociedade Artificial
 
Artigos envolvendo sociedades artificiais são raros em administração, dado que a construção de tais sociedades exige considerável preocupação com o realismo e pode envolver aspectos não lineares, o que torna difícil sua execução segundo os métodos quantitativos tradicionais. Este artigo simula a interação entre clientes numa rede social artificialmente criada durante o processo de compra de um serviço. As interações entre clientes e o provedor de serviço determinam a percepção de qualidade do serviço recebido. Durante as interações ocorre um processo de troca de informações e “contaminação” dos clientes pela opinião de outros clientes. Através da abstração do comportamento de uma platéia após a apresentação de uma palestra em Marketing, o modelo desenvolvido considera percepções de qualidade de serviço, racionalidade dos atores e sua evolução ao longo das interações, não somente do ponto de vista dos resultados numéricos, mas também através de visualizações de como a informação trafega entre os indivíduos, o que é incomum em modelos computacionais. O artigo foi inspirado no modelo de Miller e Page (2004), ao qual foram efetuadas melhorias o que propiciou o desenvolvimento de um modelo mais realista.