RESUMO
Código: 260
Área Temática: Finanças

 

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1. a Importância dos Modelos de Credit Scoring Na Concessão de Crédito Ao Consumidor no Varejo.
 
Após o advento do Plano Real, com a ampliação da base de consumidores e aumento das operações de crédito, grande parte das vendas do setor varejista foi impulsionada pela concessão de crédito ao consumidor, através do parcelamento das compras e utilização de crediários, muitas vezes concedidos diretamente pelos varejistas. A política de crédito de uma empresa é muito importante para o negócio, pois define os parâmetros com os quais a empresa irá trabalhar para realizar vendas a prazo sem afetar os níveis de capital de giro de suas atividades e a sua rentabilidade. Nessa política estarão presentes os elementos fundamentais para a concessão e monitoria da qualidade da carteira de crédito. Neste cenário, os modelos de credit scoring surgem como ferramentas de grande relevância para o processo de concessão de crédito, pois permitem avaliar o crescimento da carteira de clientes, do volume de vendas e transações, sem comprometer os níveis de rentabilidade das empresas. Atualmente é considerada uma ferramenta importante para pré-qualificar os tomadores de crédito e auxiliar os gestores a tomar decisões de risco mais adequadas ao negócio. Sua utilização já é bastante difundida em bancos, financeiras e empresas de cartões de crédito, no entanto, o que se observa é uma utilização cada vez maior deste ferramental também por empresas do setor varejista, telefonia e outras, onde o crédito se tornou um atributo importante para a sobrevivência da empresa no setor. Esse trabalho visa apresentar a aplicação de modelos de credit scoring no processo de concessão de crédito e identificar as principais tendências no que se refere ao gerenciamento desse importante atributo no setor varejista brasileiro.