RESUMO
Código: 262
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Decisão de Compra de Alimentos Planejada Ou no Ponto-de-venda: Um Estudo no Varejo de Supermercados
 
Grande parte da comercialização de bens no Brasil é realizada em supermercados onde a influência de variáveis ambientais no comportamento dos consumidores é presente no momento de sua decisão de compra. O objetivo desse estudo foi verificar os fatores sócio-econômicos e demográficos que influenciam essa decisão de compra, planejada ou por impulso, de alimentos, bem como quais categorias desses produtos têm suas compras planejadas ou não. Para tanto, foi conduzido um estudo descritivo único com amostra de 100 clientes de um supermercado de uma média cidade brasileira. O modelo de processo de decisão de compra em conjunto com a teoria de tipos de compras (não-planejadas, planejadas e parcialmente planejadas) e a classificação de produtos em alto e baixo envolvimento do consumidor constituiram o alicerce teórico do trabalho. Os resultados mostraram que o consumidor ao comprar bebidas não planeja suas compras, mas para os demais produtos alimentícios estudados (lácteo, carnes, FLV, grãos) ocorre o contrário. Grande parte dos consumidores faz listas de compras e sabe antes qual marca comprar (compra totalmente planejada). Outra parcela significativa dos consumidores é formada pelos que não planejam suas compras de alimentos antes de freqüentar os estabelecimentos. Limitações e sugestões para trabalhos futuros também são feitas.