RESUMO
Código: 271
Área Temática: Ensino de Administração

 

Abrir
Arquivo

 
Pós-graduados em Administração: Hábito de Leitura e Compreensão de Textos
 
A presente pesquisa foi desenvolvida com o propósito de estudar o hábito e o nível de compreensão de leitura que o profissional administrador pós-graduado em cursos de especialização em Administração apresenta, considerando as variáveis que o influenciam no processo ensino-aprendizagem. Pautado na orientação construtivista da aprendizagem em relação ao processo de aprendizagem manifestada em adultos, na preocupação em estudar os hábitos e a compreensão da leitura, enquanto fenômeno inerente à condição humana na situação atual, o estudo justifica-se pelo momento marcado por mudanças paradigmáticas na ciência, nos valores, nas organizações. Aplicou-se o Teste de Cloze em 12 concluintes do curso de pós-graduação de uma universidade particular e, entre os resultados, destaca-se a pontuação obtida no Cloze. No entanto, a avaliação do nível de compreensão de leitura revelou que a maior parte dos sujeitos respondentes (42%) possui nível instrucional em relação à leitura, ou seja, apresentam dificuldades de compreensão em alguns trechos do texto, mas conseguem abordar a temática. Em relação ao hábito da leitura, os resultados apontam que os pós-graduados em Administração possuem um universo como leitor constituído pela história de vida como leitor, contingências familiares, contingências acadêmicas, características pessoais e perspectivas futuras de forma cíclica.