RESUMO
Código: 275
Área Temática: Internacionalização

 

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Importância da Cultura no Processo de Internacionalização de Empresas
 
RESUMO: O desafio deste artigo é fazer a analogia entre a cultura e a internacionalização de empresas. Nesse contexto, busca-se uniformizar os conceitos de cultura e observar sob dois focos distintos: (1) a cultura da organização; (2) e a cultura da nação. Trata-se de um estudo puramente teórico, descritivo e explicativo, sendo os dados coletados através de pesquisas bibliográficas. O estudo mostra sua importância na observância correta da cultura num processo de internacionalização, devendo ser observado de dois focos distintos. Os resultados observados mostram que autores renomados nas duas áreas do estudo tratam tal situação de forma impar, visando salientar os esforços decorrentes da consideração da cultura no processo de internacionalização das empresas, sendo considerado um fator importante no estabelecimento da competitividade na nova nação. De forma que os valores dos indivíduos que compõem uma organização podem constituir em força interna para, em afinidade com os valores organizacionais, impulsionar as metas da empresa no mercado globalizado e na implementação de estratégias globais. A necessidade de a empresa firmar sua cultura através do respeito às demais; definir suas normas sem ferir tradições locais; gerenciar resistências às mudanças e considerar o tempo e a velocidade como elementos