RESUMO
Código: 277
Área Temática: Inovação e Gestão Tecnológica

 

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Organização Centrada no Cliente: A Transição do Fabricante de Produtos Para Provedor de Serviços
 
Resumo O artigo destaca por meio de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa em uma empresa metalúrgica, a transição do fornecedor de produtos para provedor de serviços. A transição de uma organização fabricante de produtos para provedor de serviços constitui num desafio para qualquer gestor de negócios da atualidade. Esta nova configuração requer a inclusão de novos princípios organizacionais, estruturas e processos anteriormente não priorizados. Identifica a inclusão de novos princípios organizacionais, estruturas e processos anteriormente não priorizados. Analisa a incorporação de novas competências, métricas e incentivos que proporcionando uma reorientação do próprio modelo de negócios com ênfase no relacionamento junto aos clientes. Tem como fundamentação a proposta de Oliva e Kallenberg (2003) destacando a continuidade na passagem do fabricante puros do produto para fornecedores de serviços com a integração dos processos de serviços no seu elenco de produtos essenciais. Conclui com a sugestão de uma estrutura própria de serviços integrada à operação da empresa. Palavra Chave: valor, transição, produto.