RESUMO
Código: 286
Área Temática: Administração Geral

 

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O Futuro das Vendas e A Fordização da Sociedade de Serviços: Os Efeitos da Automação, Globalização e Monopolização Sobre A Força de Vendas
 
O presente trabalho tem o objetivo de fornecer um estudo sobre o futuro das vendas e do setor de serviço com a utilização da tecnologia permitindo uma série de transformações que objetivam à grande empresa obter maior produtividade, o que denominou-se de fordização do trabalho de vendas. O trabalho foi estruturado sob a modalidade de ensaio e compõem-se de uma análise conceitual crítica de alguns aspectos pertinentes ao assunto vendas, tecnologias e futuro da profissão dos vendedores. O referencial adotado foi de um enfoque mais crítico, porque a preocupação desse trabalho não se restringe a “como usar a tecnologia para tornar o setor de vendas mais eficiente” e sim “quais são as transformações que vislumbra-se para o futuro das vendas e dos vendedores” tentando enxergar o ponto de vista de inúmeros agentes e personagens. Alguns conceitos são brevemente interpretados à luz da teoria econômica marxista por ela ter previsto, mais de um século atrás, a fase atual de acumulação máxima de capital e de transformação numa sociedade superestrutural. Devido a esses pontos a escolha desse ensaio foi a de conectar o aspecto micro (o setor de vendas nas grandes empresas) com as transformações macro que ocorrem no mundo atual, com a preocupação de adotar um referencial teórico sério, escapando dos chavões tão comuns sobre a globalização e a modernização tecnológica. Reinterpreta-se vários dos conceitos chave da Administração de vendas, baseado na teoria econômica marxista e na teoria da divisão do trabalho sobre o fordismo.