RESUMO
Código: 287
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Comportamento do Consumidor e Os Locais de Compra de Alimentos
 
Este trabalho teve como objetivo verificar o comportamento de compra de alimentos por parte dos consumidores, em relação ao local escolhido. As recentes mudanças verificadas nos hábitos de consumo de alimentos demandam estudos que investiguem a influência de fatores como, por exemplo, a inserção da mulher no mercado de trabalho no comportamento alimentar. A redução do tamanho da família, o envelhecimento da população, a busca por conveniência e, também a preocupação com a sanidade dos alimentos são outros fatores sociais que alteraram o comportamento alimentar, o qual exige expansão da rede de restaurantes disponibilizada nas empresas, nos estabelecimentos de ensino, nos shopping centers e nas ruas de modo geral, além dos serviços alimentares delivery. Para tanto, foi utilizada a base de dados disponível na UFMS composta de resultados de entrevista com 405 pessoas na cidade de Goiânia/GO, no mês de julho de 2003. A discussão do perfil do consumidor foi feita de forma a correlacionar as variáveis ligadas aos indivíduos (sexo, idade, classe sócio-econômica e formação) com as variáveis ligadas ao local de compra de alimentos. Os dados revelam que as escolhas dos locais de compra estão relacionadas, principalmente, com a renda das pessoas.