RESUMO
Código: 29
Área Temática: Estratégia e Organizações

 

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Operações em Serviços: Posicionamentos, Recursos e Estratégias Funcionais da Rede de Supermercados Comercial Carvalho
 
Diante do cenário competitivo da indústria brasileira de supermercados, no qual a competição se intensificou após a estabilização da economia e com a chegada de competidores internacionais, são analisados os posicionamentos, recursos competitivos e estratégias funcionais da rede de supermercados Comercial Carvalho com base em um modelo integrativo. A análise qualitativa dos resultados revelou os principais posicionamentos frente a cada uma das cinco forças competitivas de Porter (1986), os recursos competitivos de acordo com o modelo VRIO de Barney (2002) e as principais estratégias da áreas funcionais (WHEELEN; HUNGER, 1991). A pesquisa permite afirmar que o Comercial Carvalho compete por meio de posicionamentos específicos em face de cada uma das cinco forças competitivas da indústria, possui dois recursos valiosos, raros, difíceis de imitar e para os quais a empresa está organizada para explorar, que são atendimento ao cliente e origem local e, por fim, implementa estratégias competitivas específicas em cada uma das áreas funcionais que maximizam os recursos produtivos e aumentam a efetividade da empresa com cooperação entre essas áreas.