RESUMO
Código: 296
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

Abrir
Arquivo

 
Análise do Pescado Oferecido Nos Pontos de Venda de Campo Grande, Sob O Ponto de Vista dos Clientes
 
O presente trabalho tem como objetivo verificar se a oferta do pescado nos pontos de venda atende as exigências dos consumidores de Campo Grande – MS. No Estado sempre existiu uma grande tradição pesqueira, devido principalmente, à abundância de água e à variedade de espécies de peixes da região do Pantanal.. Existem algumas barreiras ao consumo de pescados, como por exemplo, a concorrência da carne bovina e de frango ser muito alta e o fator preço não ser favorável. Apesar da carne de peixe ser saudável, a resistência ao consumo esta relacionada à segurança do alimento. Os controles de qualidade são falhos, não existindo distinção entre peixe de cativeiro e de pesca predatória, com isso, o consumidor fica confuso quanto a origem e a qualidade do alimento. Foi feita uma pesquisa junto a lojas varejistas de alimento, no mês de novembro de 2005, utilizando-se da técnica de observação direta não disfarçada. Os resultados revelam que existe uma falha nos canais de informação do varejo de peixe com os consumidores e o volume de cortes e de facilidades ao cliente vem facilitando a distribuição e o acesso de produtos de qualidade e de maior facilidade para o consumidor.