RESUMO
Código: 308
Área Temática: Estratégia e Organizações

 

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Estratégias de Crescimento das Empresas do Setor Sucro-alcooleiro
 
A produção brasileira de cana-de-açúcar na safra 2004/05, segundo dados da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (ÚNICA) de 2005, superou a marca de 387 milhões de toneladas, volume processado em 313 usinas, e empregando mais de 1 milhão de trabalhadores . O Brasil produziu mais de 26 milhões de toneladas de açúcar e atingiu a produção de 15 bilhões de litros de álcool. Os números acima fazem do Brasil o maior produtor de açúcar e álcool do mundo, o que o garante também na liderança nas exportações no mercado internacional. A crescente demanda pelos derivados da cana-de-açúcar para abastecer o mercado interno e o externo, vem causando um forte crescimento no setor sucro-alcooleiro. Segundo Informações da LMC International (2004), os custos de produção do açúcar brasileiro são os menores observados no mundo. O custo por tonelada de açúcar produzido no Brasil, é ao redor de US$ 180,00/tonelada, contra US$ 335,00/tonelada da Austrália e US$ 700,00/tonelada da União Européia. As mudanças esperadas no ambiente político-legal internacional fortemente protecionista, têm levado a movimentos de expansão e rearranjos internos. Diante destes acontecimentos, torna-se importante analisar as estratégias de crescimento das empresas do setor sucro-alcooleiro.