RESUMO
Código: 31
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

Abrir
Arquivo

 
Que País É Esse? – Uma Análise do Dilema Atual da Indústria Fonográfica Sob A Ótica do Marketing Estratégico
 
É cada vez mais presente a discussão sobre a polêmica em torno dos direitos e interesses de gravadoras, músicos e consumidores, ou seja, a questão da autoria, divulgação, comercialização e acesso à música. De um lado, músicos sentem-se lesados por terem seus trabalhos disseminados indiscriminadamente, sem retorno financeiro adequado e, por outro, empresas de gravação e comercialização atingem volumes de vendas menores que os estimados para os investimentos realizados em divulgação. Diante de cenário, o objetivo deste trabalho é investigar, sob a perspectiva das estratégias de marketing, quais são as características, dificuldades e possíveis alternativas na relação entre pirataria de música (de rua ou de internet), consumidor, músico e indústria fonográfica, tendo como escopo de pesquisa o mercado brasileiro. O método de investigação adotado foi o da pesquisa exploratória, incluindo levantamento bibliográfico, pesquisa de dados secundários e uma pesquisa de campo com membros de comunidades musicais do orkut. Os resultados obtidos indicam que as Gravadoras ainda desempenham importante papel no mundo da música, funcionando como um importante elo entre o músico e o público. Porém, a pirataria surge como um obstáculo para as Gravadoras, mas, destaca-se que simplesmente protestar sem tomar nenhuma ação efetiva em sua gestão, não ajudará na recuperação das Gravadoras que precisam se adaptar à realidade atual do país.