RESUMO
Código: 320
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Colecionismo: Uma Perspectiva Abrangente Sobre O Comportamento do Consumidor
 
O estudo do comportamento do consumidor pode ser ampliado e enriquecido com a análise do comportamento de pessoas que fazem coleções de objetos ou produtos. O ato de colecionar, ou colecionismo é definido como o processo de adquirir e possuir coisas de forma ativa, seletiva e apaixonada, que fazem parte de um conjunto de objetos não idênticos e que não são utilizadas na sua forma usual. Possuir e colecionar são conceitos mais amplos que os conceitos de comprar e de consumir. Um conjunto de proposições, ainda embrionário, para a formação de uma teoria sobre o assunto e sua constatação empírica é explorado em entrevistas com pessoas que se consideram colecionadoras. Procurou-se obter indícios de que essas proposições não são suficientes para distinguir o comportamento de um colecionador com o de um consumidor comum, exceto relativamente ao grau de envolvimento com o item colecionado. O trabalho indica que o maior entendimento do comportamento do colecionador fornece insights que podem ser utilizados nas ações de marketing das empresas, por exemplo, para fortalecer a marca de um produto, bem como a utilização de abordagens com ênfase cultural e educativa nos produtos e serviços oferecidos ao consumidor.