RESUMO
Código: 325
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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O Paradigma dos 4ps do Composto de Marketing – Origem, Evolução e Futuro
 
Desde a metade dos anos 60, o paradigma da gestão do composto de marketing baseado nos 4Ps, o qual foi concebido por McCarthy, tem sido o modelo tradicionalmente utilizado pela maioria dos educadores e profissionais de marketing. Apesar de sua dominância, a classificação baseada nos 4Ps tem sido alvo de críticas crescentes, o que tem motivado o surgimento de diferentes proposições de compostos de marketing. As principais fontes de críticas são provenientes dos pesquisadores da área de marketing de serviços, do marketing empresarial, e dos pesquisadores na área do marketing de relacionamento. Outras críticas relevantes são feitas pelo fato do modelo não servir para analisar as interações entre os componentes do composto de marketing e por não atender aos requerimentos de uma boa taxonomia. Uma vez que a definição do composto de marketing é de fundamental importância para a teoria e a prática de marketing, este trabalho tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a adequação da classificação baseada nos 4Ps, bem como de diversos outros esquemas alternativos que foram desenvolvidos ao longo do tempo. Trata-se de um ensaio que visa contextualizar o tema, analisar criticamente os esquemas apresentados, e sugerir reflexões sobre o futuro dos esquemas para classificação do composto de marketing.