RESUMO
Código: 326
Área Temática: Governança Corporativa

 

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Governança Corporativa e O Novo Mercado: Uma Estratégia de Capitalização Para O Setor Sucroalcooleiro
 
O ambiente de concorrência global no qual agronegócio brasileiro opera, exige cada vez mais capital para as cadeias agroindustriais se modernizarem e enfrentarem as ameaças competitivas. No entanto, o mercado de crédito não representa uma das melhores alternativas, devido às elevadas taxas de juros e a cobrança de altas tarifas. Diante disso, o mercado de capitais apresenta-se uma opção viável e mais barata para capitalização, pois são permitidas operações financeiras por prazo indeterminado, como no caso das ações. Dentre as formas de abertura de capital, merece destaque o Novo Mercado, que representa um conjunto de práticas que visam melhorar o desempenho de uma companhia, protegendo todas as partes envolvidas, facilitando assim o acesso ao capital. Dessa forma, este trabalho apresenta um breve panorama das tendências do setor sucroalcooleiro e a sua necessidade de novas formas organizacionais, sendo o caso de adoção do Novo Mercado pelo Grupo Cosan um exemplo ilustrativo de competitividade nesse setor. Constatou-se que o setor necessita de transformações em sua estrutura, uma vez que já não é tão dependente das ações intervenientes do Estado e estando exposto as condições de mercado e a abertura de capital torna-se uma estratégia atraente, pois proporciona custos mais baixos de capitalização.