No atual ambiente de crescente e acirrada competição, as empresas têm que se reinventar a cada dia, não apenas através de novos produtos, mas primordialmente através da criação, aquisição, retenção e transferência de conhecimentos que, por sua vez, irão fomentar o desenvolvimento de novos produtos. Logo, o conhecimento é um bem essencial das organizações (TEECE, 1998). Através de uma fundamentação teórica sobre transferência de conhecimento e gestão de projetos, buscou identificar na literatura as práticas de gestão relacionadas a transferência de conhecimento tácito nas organizações, a fim de compará-las com a gestão no dia a dia, no ambiente de projetos de novos produtos das empresas.
Essa é uma pesquisa de natureza exploratória, que utilizou como.dados primários um questionário com perguntas relacionadas às práticas de gestão de projetos de novos produtos e processos da empresa e práticas e políticas de recursos humanos. Os questionários foram enviados através de e-mail para profissionais de 20 empresas, seguidos de telefonemas. Deste total, houve retorno de treze profissionais de dez empresas de médio e grande porte, respondido por gerentes e diretores nas áreas de marketing, operações, engenharia e qualidade.
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