RESUMO
Código: 359
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Segmentação Por Coortes Como Ferramenta de Marketing
 
O mercado de consumo é caracterizado por mudanças expressivas, principalmente no que diz respeito à competição e ao atendimento mais individualizado, preocupação expressada por esforços de desenvolver novas bases de segmentação para aumentar a eficácia das ações de marketing. Uma base de segmentação ainda pouco utilizada é a por coortes, que busca identificar grupos que passaram pelos mesmos eventos externos na fase de passagem para a maioridade. Esse período é o que influencia em maior magnitude a formação de valores, crenças e atitudes, que têm uma tendência à estabilidade durante a vida dos indivíduos. Apesar de ter um forte fator demográfico – a idade -, a segmentação por coortes é do tipo psicográfica já que visa à identificação de valores. O objetivo deste artigo é explorar o conceito de coorte como forma de segmentação de mercado em marketing, bem como sua aplicação nas decisões de marketing. O método empregado neste ensaio é o levantamento bibliográfico de caráter descritivo e analítico. As principais conclusões são que o método ainda é pouco utilizado, mas que pode gerar contribuições importantes em marketing se os esforços necessários para sua aplicação forem empreendidos.