RESUMO
Código: 368
Área Temática: Administração Geral

 

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Morte e Vida das Empresas Familiáres
 
Este trabalho analisa os fatores críticos de sucesso e pensamento estratégico em empresas familiares, gerando uma discussão sobre o comportamento e características decisoriais de empresas conduzidas por uma lógica familiar. Trata-se de um estudo de caráter descritivo e exploratório, baseado em análise de multicasos em oitenta e três empresas localizadas na região do centro oeste do Paraná. Obtiveram-se os resultados por meio de análises e combinações qualitativas e quantitativas da amostra, formando uma base de dados de aspectos estratégicos e organizacionais. Neste estudo consideram-se fatores como: profissionalização da gestão; planejamento; processo decisório; políticas de reinvestimentos; sucessão, entre outros. O principal objetivo do estudo foi a interpretação da realidade destas organizações, com a identificação dos principais aspectos que afeta processos de gestão e as estratégias corporativas. Os resultados confirmam a ocorrência de práticas comuns das empresas familiares como: centralização do poder, paternalismo, critérios informais, lealdade, emoção, e outras combinações conjuntas de gestão e relacionamentos comuns de grupo.