RESUMO
Código: 381
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Diagnóstico e Plano de Ação Mercadológica: A Gestão de Promoção de Vendas em Um Laticínio de Queijos Finos no Sul de Minas Gerais
 
Cada vez mais o consumidor se conscientiza da sua individualidade e da preocupação das empresas em atender seus interesses e necessidades. Assim, identifica-se a promoção de vendas como uma ferramenta promocional de importante papel a desempenhar, pois, além de possuir um público-alvo reduzido e concentrado, as atividades promocionais são essencialmente individuais, e algumas personalizadas. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi o de compreender o processo de marketing institucional de um laticínio de queijos finos localizado no Sul de Minas Gerais e, a partir daí, identificar as possíveis necessidades de ação mercadológica no que se refere às atividades de promoção de vendas. Quanto a metodologia, optou-se pelo método da pesquisa-ação. Na execução do mesmo, foi realizado um levantamento de informações sobre o comportamento do consumidor de queijos finos e das estratégias utilizadas no segmento, com a finalidade de obter uma visão mais ampla, para, então, apresentar uma proposta. Dadas as dificuldades enfrentadas pelo laticínio, conclui-se que a revitalização das práticas mercadológicas é indispensável à alavancagem das vendas e à superação do quadro de forte concorrência do setor.