RESUMO
Código: 383
Área Temática: Ensino de Administração

 

Abrir
Arquivo

 
Comprometimento dos Alunos Com Métodos de Aprendizagem Gerencial: Aulas Expositivas Vs. Jogos de Empresas
 
Este estudo teve o objetivo de comparar o comprometimento dos estudantes de Administração por meio de dois métodos educacionais: jogo de empresas e aulas expositivas. Foi realizada uma pesquisa quantitativa com dois grupos de estudantes. Em caráter piloto aplicou-se a 14 alunos de pós-graduação em Administração um questionário formulado com base na revisão conceitual de algumas variáveis de comprometimento descritas na literatura. Esta etapa ajudou a refinar o instrumento de pesquisa. Aplicou-se a seguir o instrumento depurado a 72 alunos de graduação em Administração de Empresas de uma Instituição de Ensino particular. Os respondentes sinalizaram maior comprometimento afetivo quando expostos ao método do jogo de empresas. Tal comprometimento tende a influenciar positivamente o aprendizado ao longo do curso. No entanto, o engajamento dos alunos em atividades de aprendizagem fora do horário de aula diminuiu com este tipo de atividade. Uma possível interpretação sugere que a intensidade do jogo durante as aulas supriria tal necessidade tendo em vista sua ênfase no desenvolvimento prático do aluno. Apesar dos resultados assinalarem o grande entusiasmo, os jogos não devem ser utilizados como único método de ensino, sob pena de reduzirem a amplitude da experiência educacional.