RESUMO
Código: 387
Área Temática: Internacionalização

 

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Entrada de Uma Micro-empresa no Comércio Exterior: Processo de Exportação, Análise do Ambiente Para Exportação e Aspectos de Controle
 
Este estudo analisa a entrada de uma empresa do ramo metalúrgico no Brasil no comércio exterior. Sabe-se que, hoje, um dos grandes desafios para as empresas nacionais é conseguirem se internacionalizar, sofrendo a competição intensa dos produtos de empresas globalizadas, que já têm maior tradição em vender para outros países. O fenômeno das empresas chinesas vem acirrando ainda mais esta competição. Procurou-se analisar, como aspectos importantes do processo de entrada de uma empresa no comércio exterior, três aspectos: o processo de exportação da empresa, como foi feita a análise do ambiente para a exportação e como foram realizados os aspectos de controle exigidos legalmente. Com base nestas variáveis, procedeu-se a um estudo de caso em uma micro-empresa do ramo metalúrgico. A empresa em questão iniciou seu processo de comércio exterior recentemente, e este artigo tem foco no planejamento da empresa e no monitoramento do ambiente para a exportação. Tendo em vista o sucesso da empresa estudada, os resultados sugerem que é perfeitamente possível que uma empresa que seja bem estruturada e que tenha um bom planejamento com um detalhado diagnóstico de seus recursos e de sua capacidade entre no comércio internacional.