Os papéis de Recursos Humanos têm sido abordados na literatura com base na prescrição de ações. Este trabalho propõe que além das ações, sejam consideradas as expectativas percebidas, tendo como fundamentação o conceito de papel social. Nesta perspectiva, analisa os papéis subjacentes a conceitos de Recursos Humanos propostos por autores brasileiros, americanos e europeus, e os compara aos papéis que os profissionais de Recursos Humanos entendem desempenhar e aqueles que gostariam de desempenhar. A pesquisa, exploratória-descritiva, coletou dados mediante questionário fechado de uma amostra não-probabilística de 225 gestores brasileiros, tendo sido tratados com análise multivariada. Os resultados permitiram identificar os papéis estratégico, de cuidador das necessidades dos empregados e provedor de serviços informatizados como desempenhados e os papéis estratégico e provedor de competências como os almejados. Os gestores de RH e os gestores de áreas clientes possuem expectativas diferentes quanto ao papel estratégico a ser desempenhado. Este trabalho pretende contribuir para a uma melhor compreensão dos papéis de RH sob a ótica de papéis socialmente construídos envolvendo não apenas ações, mas expectativas. Também surge como um oportunidade de pesquisa promissora para o campo de estudos de RH, podendo vir a contribuir efetivamente para que os gestores de RH clarifiquem para si mesmos as expectativas que lhes são dirigidas, mediante as ações que lhes são sugeridas e possam se posicionar conscientemente no exercício da sua profissão.
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