RESUMO
Código: 393
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Percepção dos Consumidores Sobre As Principais Mudanças Nas Empresas Oriundas da Adesão à Uma Rede de Farmácias
 
A globalização aumentou significativamente a competição entre as empresas determinando a necessidade de superação do modo de atuação tradicional no mercado. Neste sentido, o novo paradigma competitivo vem induzindo uma vasta gama de alianças entre empresas. As organizações empresariais precisam manter sua posição no mercado ao mesmo tempo em que precisam crescer. Para lidar com um amplo conjunto de exigências competitivas, uma possível alternativa organizacional que desponte é a união de várias empresas em forma de rede. Este estudo tem por objetivo investigar a percepção dos consumidores sobre as principais mudanças nas empresas decorrentes da adesão a uma rede de Farmácias no Rio Grande do Sul. Foi investigada uma amostra composta por 400 clientes de uma rede de farmácia composta por oito estabelecimentos. Os resultados obtidos permitem afirmar que, conforme consta em referenciais teóricos, às redes de cooperação realmente proporcionam benefícios às empresas integrantes das mesmas, podendo se tornar uma importante vantagem competitiva para as organizações que a compõem. Na prática, a pesquisa revelou aos empresários quais foram, na opinião dos consumidores, as mudanças mais importantes decorrentes da entrada das empresas na rede e qual o fator que eles consideraram decisivo na hora de escolher a farmácia onde efetuarão suas compras.