RESUMO
Código: 394
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

Abrir
Arquivo

 
Qual Sala de Cinema O Adolescente Prefere? Hierarquização de Atributos Com Análise Conjunta
 
Depois de passar por um período de crise até o início da década de 1990, a indústria cinematográfica brasileira vem crescendo. A entrada de grupos internacionais de exibição fez com que um novo tipo de salas nesse setor, o multiplex, se posicionasse como padrão de qualidade. O maior público dos cinemas hoje é formado por jovens, mais especificamente os adolescentes, e este estudo analisa os principais atributos das salas de cinema para decisão deste público na cidade do Rio de Janeiro, hierarquizando-os por meio da técnica de análise conjunta. Foram desenvolvidas oito salas de cinema como estímulos da pesquisa, determinadas a partir dos níveis estipulados por desenho ortogonal e, então, procedeu-se um levantamento. Os resultados indicaram a seguinte ordem de importância dos atributos: tempo de acesso às salas (37,4%), disposição das cadeiras (31%), preço (15,6%), tamanho da tela (13%) e número de salas (3%), mostrando que a conveniência foi um fator importante na amostra estudada. O conhecimento levantado aqui tenta compreender, sob uma perspectiva da demanda e dado que se decida ir ao cinema, o que se leva em conta na escolha de salas de cinema, gerando insights para novas pesquisas na área de lazer e marketing.