RESUMO
Código: 413
Área Temática: Ensino de Administração

 

Abrir
Arquivo

 
A Aplicação do Jogo de Empresas no Desenvolvimento Gerencial: Um Estudo Aplicado em Cursos de Graduação e de Pós-graduação (nível Lato Sensu)
 
Este trabalho de pesquisa tem o objetivo central de demonstrar a importância da metodologia de ensino por meio da ferramenta de simulação – jogo de empresas na formação gerencial e estratégica de alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação em gestão (nível lato sensu). Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva, na forma de um estudo exploratório não probabilístico, em cento e cinqüenta e três (153) alunos de cursos de graduação em administração e de pós-graduação em gestão (nível lato-sensu). Para Gil (2002), o estudo de campo focaliza uma comunidade, que não é necessariamente geográfica, já que pode ser uma comunidade de trabalho, de estudo, de lazer ou voltada para qualquer atividade humana. Os resultados demonstram que os itens relacionados ao desenvolvimento de conhecimentos, como as competências, habilidades e atitudes gerenciais estão constantemente presentes durante o processo de treinamento por meio de jogo de empresas. Um outro aspecto a ser destacado, refere-se à possibilidade do aprimoramento de um pensamento estratégico por parte dos participantes em que eles passam a desenvolver uma visão do todo organizacional, com a adequada interpretação de cenários e situações.