RESUMO
Código: 419
Área Temática: Ensino de Administração

 

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Role-play (jogo de Papéis): Uma Modalidade Didática Alternativa no Ensino da Contabilidade
 
A pesquisa sobre a aprendizagem no campo da contabilidade vem atravessando desafios. Apesar de se referenciar em um conjunto de práticas contábeis aplicadas no passado ou no presente, percebe-se a dificuldade cada vez maior de promover a interatividade através do envolvimento do aluno no processo ensino-aprendizagem. O Role-Play é um “jogo de papéis” que permite que pessoas adultas brinquem e aprendam ao assumir diferentes papéis. Entre as modalidades didáticas pode ser destacado como uma das ferramentas direcionadoras para aplicação das estratégias de ensino que permitam um processo de aprendizagem mais efetivo da Contabilidade. A questão que orientou o estudo foi: A satisfação e a aprendizagem percebidas são diferentes entre as turmas, em relação ao mesmo tema, quando abordado na forma de Role-Play e de exercício grupal? Para responder essa questão foi estruturado um quase-experimento com duas turmas de alunos ingressantes no curso de graduação em Economia, de uma universidade pública. A satisfação e a aprendizagem percebidas foram pesquisadas por meio de um questionário. Os resultados mostraram-se promissores e devem incitar novas pesquisas sobre o tema.