RESUMO
Código: 42
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Comportamento e Atitude do Consumidor Universitário em Relação Às Marcas de Cervejas: Um Estudo Exploratório
 
Este estudo tem como proposta compreender o comportamento do consumidor universitário em relação às atitudes e opiniões sobre as principais marcas de cerveja existente no mercado brasileiro. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o assunto com enfoque a marcas, posicionamento e comportamento do consumidor. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, de cunho exploratório para avaliar o comportamento de compra do consumidor universitário, focando especialmente as marcas mais lembradas, os atributos considerados na compra, as atitudes e valores que possam levar à decisão de adoção da marca. Nessa pesquisa, foram feitas 210 entrevistas juntos a estudantes universitários de Marília, cujo processo de amostragem foi não probabilística por conveniência e por quotas, quanto a sexo. Verificou-se que três grandes marcas foram as mais lembradas pela amostra. E que o grande fator de consumo se deve ao fator sabor da cerveja. Ainda o artigo explora, por meio do teste estatístico não paramétrico, o Qui Quadrado mostrando a existência de associações entre as variáveis pesquisadas. Portanto, o estudo faz reflexões sobre os processos de lembrança de consumidor para esse tipo de produto e sugestões sobre o seu melhor gerenciamento da empresas para esse mercado potencialmente em crescimento.