RESUMO
Código: 420
Área Temática: Ensino de Administração

 

Abrir
Arquivo

 
Projeto e Desenvolvimento de Um Tutor Inteligente Virtual de Apoio Ao Processo de Ensino-aprendizagem de Administração
 
A educação é um dos principais motores do desenvolvimento de um país. Esta atividade não é apenas uma obrigação do Estado, mas deve ser compartilhada por toda a Sociedade: a Família, a Empresa e a Escola. Em termos da educação formal, aquela proporcionada pela Escola, há uma necessidade de permanente atualização sobre as novidades tecnológicas exploradas e na interpretação de seu conteúdo. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma solução computacional, nos moldes de um Tutor Inteligente Virtual, que apóie práticas de ensino-aprendizagem mais contemporâneas. O Tutor (em fase de finalização) tem como diretriz principal fomentar o desenvolvimento de habilidades cognitivas através do exercício prático do pensamento lógico e estratégico, promovendo o aluno à agente do processo de ensino, colocando-o em uma posição de tomador de decisões, exigindo desse a externalização do pensamento crítico e com a possibilidade de avaliar seu desempenho de forma dinâmica e imparcial. Com a utilização da tecnologia de agentes pedagógicos, pode-se proporcionar ambientes com considerável grau de eficiência em relação ao aprendizado. A proposta de construção de um agente de acompanhamento pedagógico em um Tutor Inteligente Virtual, destacando parte de sua arquitetura e o comportamento deste, além da apresentação do ambiente em que ele está inserido.