RESUMO
Código: 436
Área Temática: Estratégia e Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
A Ética Aplicada Para O Sucesso Nos Negócios
 
Este artigo, além de conter um breve estudo teórico sobre ética e a relação com a moral, trata da importância da ética para o sucesso dos negócios. A intenção é de descobrir de que maneira o comportamento ético e as atitudes socialmente responsáveis podem traduzir-se em melhores resultados para as empresas, e evidenciar as verdadeiras motivações para exercer tal comportamento. A metodologia empregada compreende um levantamento bibliográfico, à procura de conceitos sobre o tema e diferentes visões sobre a ética nos negócios, e uma pesquisa exploratória, com o intuito de aprofundar o estudo da relevância do comportamento ético para o resultado das empresas. Após um breve estudo do objeto da ética, trata-se da importância do comportamento ético nas organizações e dos problemas causados pela falta deste, assim como da confusão existente entre ética e legalidade. Por fim, são feitas algumas considerações finais, onde procura-se esclarecer os benefícios da ética nos negócios. Tanto a revisão bibliográfica como a pesquisa exploratória corroboram a hipótese base do artigo, ao expor diversos benefícios diretos e indiretos do comportamento ético para o sucesso nos negócios.