A partir de uma abordagem schumpeteriana, este estudo tem o objetivo de discutir a inovação como fator de crescimento das pequenas e médias empresas. Além disso, em complemento a lacuna encontrada nos trabalhos de Schumpeter (1982), lança mão do modelo de Drucker (2003) para investigar a inovação como prática sistemática e aborda as estratégias de crescimento baseadas na grade de expansão produto-mercado (ANSOFF, 1958) e sob a perspectiva neoschumpeteriana de Dosi e Teece (1993). A realização deste estudo exploratório se baseou em um estudo de caso sobre a rede de panificadoras Pão do Parque, por meio de entrevistas não-estruturadas (YIN, 2001) desenvolvidas junto ao fundador e principal executivo da empresa, bem como através da análise de documentos primários e secundários. A conclusão do estudo é que a empresa pode ser considerada empreendedora sob a ótica schumpteriana, ou seja, é uma empresa que possui um modelo particular de sistema de inovação contínua. Além disso, as inovações técnicas de processo implantadas na empresa (AFUAH, 2003) como, por exemplo, a central de produção de pães congelados, contribuiu para a empresa efetivar sua estratégia de expansão por meio da abertura de novas filiais (ANSOFF, 1958). |