RESUMO
Código: 45
Área Temática: Ensino de Administração

 

Abrir
Arquivo

 
A Educação Financeira no Brasil Sob A Ótica da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (ocde)
 
RESUMO O trabalho discute a Educação Financeira no Brasil, segundo os princípios e as recomendações da OCDE. Inicia com a contextualização e a importância do assunto. Prossegue com as definições, os princípios e as recomendações da OCDE, e discorre sobre o seu estágio nos Estados Unidos, nos países do Reino Unido, e em outros países da OCDE e do Leste Europeu. Apresenta o caso brasileiro, realizando uma análise sob a ótica da OCDE, confrontada à realidade nacional. Por fim, constatou-se que o assunto está incipiente, devendo-se fomentar ações, no âmbito formal e informal, sendo importante o papel a ser desempenhado pelas escolas e Universidades, e pelas instituições financeiras. PALAVRAS-CHAVE: Educação Financeira, Princípios e Recomendações da OCDE, e Brasil. ABSTRACT This paper deals with Financial Education in Brazil, and provides an evaluation according OECD’s recommedations on principles and good practices for Financial Education. It provides a background concerning this subjetct, and there is a discussion about the level of Financial Education in Brazil. By comparison with United States, United Kingdom, some other OECD’s member countries, and some Eastern Europe countries, it becomes clear that Financial Education in Brazil is incipient, and it’s suggested some actions to improve Financial Education, emphasizing the role to be played by the schools,Universities, and financial sector. KEY-WORDS: Financial Education, OECD’s recommedations on principles and good practices, and Brazil.