RESUMO
Código: 84
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Análise da Estratégia de Preço: Uma Proposta Metodológica A Partir da Análise Envoltória de Dados
 
Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir uma metodologia para modelagem do problema de definição de preço de venda de produtos/serviços em mercados competitivos. Com base na metodologia de Análise Envoltória de Dados (DEA) o modelo estabelece um preço a ser praticado, que oferece a empresa uma vantagem competitiva, já que o mesmo é formado a partir de uma análise de benchmarking do mercado. A idéia é que dada uma série de características do produto, de vários concorrentes e da empresa sob análise, o modelo analisa qual o preço competitivo, que estabeleça uma melhor relação custo x benefício. Além disso, o modelo pode ser utilizado como subsídio para análise do projeto do produto/serviço, para que o mesmo possa se tornar mais competitivo. Para este trabalho, aplica-se o modelo a uma série de impressoras, onde se discute sua utilização e seus principais resultados de análise. Com base no exposto pode-se perceber que o modelo apresentado tem o poder de discriminar as alternativas de custo x benéfico (valor agregado) em opções atraentes e não atraentes para os clientes, levando em consideração as características técnicas e o preço dos produtos. Por conta disso, este pode auxiliar os gestores em suas decisões de preço de venda.