RESUMO
Código: 94
Área Temática: Recursos Humanos

 

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Participação: Uma Estratégia Na Gestão de Pessoas Para Maximizar Reusltados Empresariais
 
A gestão participativa não tem uma definição única na literatura. Pode significar desde a participação de colaboradores em grupos ou processos de decisão até uma gestão realizada de forma totalmente democrática. O objetivo desde artigo é abordar a gestão participativa como um componente estratégico na gestão de pessoas que contribui para o desempenho das organizações. Para tal, é discutido o conceito de gestão participativa enfocando as pessoas como responsáveis por decisões e resultados. É realizada uma análise de impactos da gestão participativa nas pessoas e nas organizações. Este processo passa pela influência da participação na satisfação pessoal e consequentemente nos indicadores operacionais, processos e resultados das organizações. Um caso prático é utilizado para exemplificar estágios de implantação de gestão participativa e demonstrar que gestão participativa contribui para o resultado empresarial quando utilizada de forma estratégica e alinhada aos objetivos da organização. Por fim, uma análise de tendências na gestão de pessoas é adicionada para demonstrar que as organizações estão incorporando o modelo participativo como um princípio de gestão para maximizar resultados empresariais.