RESUMO
Código: 234
Área Temática: Estratégia e Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Gestão da Informação em Pequenas Empresas dos Setores Varejista de Confecção e de Serviços no Município de Três Lagoas – Ms
 
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de duas pesquisas sobre gestão da informação estratégica interna realizada em pequenas empresas dos setores varejista de confecção e de serviços no município de Três Lagoas/MS. Optou-se pela realização de uma enquête (survey) junto a 80 empresas do setor varejista e 73 empresas do setor de serviços, conseguindo-se a participação de 81 empresas. Constatou-se que as empresas dos dois setores de negócio apresentam predominantemente características distintas quanto ao processo de gestão da informação. Com relação aos principais resultados, verificou-se que quando se trata dos tipos de informações estratégicas mais relevantes para os setores de serviços e varejista, os dirigentes das empresas que participaram da pesquisa, nos dois setores, predominantemente atribuem maior grau de importância às informações estratégicas sobre os recursos e capacidades organizacionais em detrimento das informações de resultados das áreas-chave. Quando se trata das fontes de dados, percebeu-se a predominância da utilização das fontes informais. Constatou-se também que as publicações científicas são pouco utilizadas pelos dirigentes das empresas pesquisadas como fonte de dados. E também ficou claro que nos dois setores os dirigentes não utilizam a informação de forma estratégica, pois predominam decisões de curto prazo.