RESUMO
Código: 454
Área Temática: Finanças

 

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do Verbo à Ação Na Inovação Curricular: Um Estudo de Caso em Uma Instituição Federal de Ensino Superior
 
Atualmente, a preocupação com a qualidade do ensino em Administração no Brasil tem despertado o interesse de pesquisadores e coordenadores, principalmente frente às novas exigências da sociedade globalizada. Um dos temas destacados é a inserção dos conceitos e abordagens de responsabilidade social, sustentabilidade e economia solidária na formação dos administradores. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi analisar o novo Projeto Pedagógico do Curso de Administração (PPCA) de uma instituição federal de ensino superior (IFES) que recentemente implantou um novo PPCA voltado para questões sócio-ambientais. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com realização de entrevistas, bem como por meio da análise do currículo atual, ementas e conteúdo programático. Os resultados demonstraram que a instituição apresenta uma inovação curricular no que se refere à disponibilidade de disciplinas que abordam questões de responsabilidade social, sustentabilidade e economia solidária. Observou-se, também, que a abordagem teórico-prática é predominante no decorrer do curso, com estreita relação ao incentivo da pesquisa. Destaca-se que a implementação das dimensões sócio-ambientais nos PPCAs tendem a contribuir na formação de um administrador com consciência quanto a sua inserção social e cultural na dinâmica histórica da sociedade.