RESUMO
Código: 590
Área Temática: Finanças

 

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Sistema de Avaliação da Pós-graduação da Capes: Pesquisa-ação em Um Programa de Pós-graduação em Administração
 
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tem contribuído para o desenvolvimento em quantidade e qualidade da Pós-Graduação Stricto-Sensu no Brasil. Isto é notado pelo expressivo aumento dos cursos de mestrado e doutorado nos últimos anos e pela evolução nos indicadores de qualidade do sistema de avaliação utilizado pela CAPES. O objetivo deste estudo é demonstrar como o Sistema de Avaliação pode ser utilizado pelos Programas de Pós-Graduação para melhorar seu desempenho geral. O método utilizado foi o da pesquisa-ação desenvolvida ao longo do ano de 2005 no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo. Os principais resultados foram: a) reorganização da estrutura de pesquisa; b) participação efetiva dos docentes no processo de avaliação; c) incremento da Produção Intelectual; e d) desenvolvimento de uma sistemática de coleta, atualização e controle das informações do Programa.