RESUMO
Código: 15
Área Temática: Estratégia e Organizações

 

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Subjetividade no Processo de Decisão Empresarial: Incremento Ao Planejamento Estratégico?
 
Este artigo tem como objetivo contribuir com os estudos de Shapira (2002), especificamente com o que o autor chama de nível da percepção mútua, quando analisa os três níveis de risco que um administrador assume em suas decisões. Tal nível de risco tem implicado no surgimento do conflito de agência (Jensen & Meckling, 1976) assunto já amplamente discutido em economia dos custos de transação. Pretende ainda dar continuidade às discussões sobre a aplicabilidade dos chamados métodos híbridos de decisões (Vianna, 1989; Silva, 2000), quais sejam, aqueles que se servem tanto do ferramental quantitativo quanto do subjetivo. Apresentam-se os resultados de um estudo de caso realizado no setor aeroviário comercial brasileiro, entre 1999 e 2000, onde o método híbrido proposto foi aplicado, evidenciando não apenas aplicabilidade do método híbrido discutido, mas ainda evidente conflito de agência na gestão das empresas analisadas. Os resultados do estudo apresentaram significativo grau de acerto nas indicações a que se propôs, evidenciando antecipadamente muitos dos problemas que as empresas do setor viriam a vivenciar mais tarde.