RESUMO
Código: 386
Área Temática: Finanças

 

Abrir
Arquivo

 
A Atuação da Controladoria em Uma Empresa de Médio Porte: Um Estudo de Caso
 
A Controladoria é o departamento ou setor que tem como objetivo servir os gestores com informações tempestivas, fiéis e que de fato estejam formatadas para permitir análises e, em decorrência, tomadas de decisões. Este artigo tem por objetivo investigar a aderência das funções de controladoria executadas nas empresas com aquelas preconizadas na literatura. Adotou-se como premissa as funções de Controladoria descritas por Almeida, Parisi e Pereira (2001). Para a realização da pesquisa escolheu-se uma organização de médio porte sediada no Estado de Goiás, esta com filiais em Brasília-DF. Em 2006, a organização passou a adotar a Controladoria com o objetivo de melhorar o sistema de informação para decisão, sendo este serviço terceirizado a uma empresa de consultoria e assessoria, fato inovador sob o ponto de vista de tomada de decisão. Para colher os dados das atividades desempenhadas pela Controladoria utilizou-se de entrevista estruturada, cujas perguntas foram feitas ao Controller. As análises permitiram extrair as seguintes conclusões: 1) A Controladoria na empresa foi criada sem definição de elementos chaves como missão e função; 2) As funções exercidas na entidade, pela Controladoria, estão atreladas ao assessoramento; 3) As funções exercidas pela Controladoria não guardam relações diretas com àquelas previstas pelos autores citados.

 

Apoio:   Realização:   Parceiros:
   
Patrocinadores: