RESUMO
Código: 701
Área Temática: Organização do Terceiro Setor

 

Abrir
Arquivo

 
As Percepções Sobre As Dimensões de Atuação do Associativismo Empresarial e Suas Contribuições Para O Jovem Empreendedor da Cidade de São Paulo.
 
O presente artigo tem como objetivo analisar a percepção das 3 (três) dimensões do associativismo empresarial (capacitação, relacionamento empresarial e representatividade) por parte dos jovens empreendedores nele inseridos, além de buscar uma contextualização do movimento associativista no Brasil. Para tanto, apresenta-se uma breve revisão da literatura sobre o tema associativismo empresarial, dados sobre o ambiente empreendedor contemporâneo no Brasil e utiliza-se de uma pesquisa quantitativa, recorrendo ao instrumento survey (Survey Methods), realizada com 163 respondentes, membros do Fórum de Jovens Empreendedores da Associação Comercial de São Paulo (FJE ACSP) Os resultados apontam, no geral, clareza e equilíbrio na percepção sobre os objetivos propostos pelo associativismo empresarial; contudo, as suas contribuições ainda não são percebidas como plenamente efetivas para uma parte significativa desses jovens empreendedores. A pesquisa indica a clara necessidade de aprofundar as discussões sobre esta questão, inclusive em virtude do estágio embrionário em que a temática do associativismo empresarial encontra-se, especialmente no Brasil.

 

Apoio:   Realização:   Parceiros:
   
Patrocinadores: