O trabalho tem por objetivo analisar as iniciativas de gestão ambiental dos três maiores bancos brasileiros de varejo vis-à-vis o compromisso declarado com o meio ambiente. O impacto na natureza do setor bancário é inferior aos principais segmentos industriais; contudo, como intermediários financeiros, seus recursos podem incentivar ou desestimular o desenvolvimento sustentável. Espera-se que a motivação pelo engajamento ecológico dos bancos relaciona-se com o potencial de geração de vantagem competitiva, a qual pode decorrer de uma reputação positiva e da eficiência operacional. Os Relatórios Anuais e os de Sustentabilidade, enquanto documentos de grande credibilidade, têm sido empregados com a finalidade de transmitir aos stakeholders uma postura ambientalmente adequada. Para avaliar as declarações de empenho na preservação da biosfera, procedeu-se à Análise de Conteúdo desses Relatórios. Os bancos, de uma forma geral, informaram com grande intensidade os assuntos que, por sua natureza, contribuem para demonstrar o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, ao passo que suas iniciativas concentraram-se na ecoeficiência. A importância do meio ambiente para o negócio bancário pode ser demonstrada pelo aumento de 109,7% na quantidade de informações e de 80,5% no volume de iniciativas, entre 2006 e 2008. |