RESUMO
Código: 667
Área Temática: Marketing

 

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Renda Baixa: O Self Estendido Na Posse do Celular
 
Este artigo tem como objetivo avaliar as atitudes com relação à posse de celular por indivíduos de renda baixa na cidade de São Paulo, à luz do constructo self estendido. Inicialmente é apresentada breve revisão bibliográfica sobre self estendido, que é parte do self-identidade, definido por posses, partes do corpo, presentes, lembranças ou momentos. Na parte empírica, a metodologia escolhida foi quantitativa, o tipo de pesquisa descritivo, atendendo aos objetivos propostos. Foram realizados dois estudos, o primeiro com amostra de 449 indivíduos das classes C, D, E, e o segundo com amostra de 412 entrevistados das classes C, D, residentes em São Paulo, possuidores/ usuários de telefone celular (selecionados em pontos de fluxo, usando o critério de classificação sócio-econômica Brasil). A posse de celular com relação ao construto self estendido foi avaliada segundo escala desenvolvida por Sivadas e Machleit, 1994. A posse de celular por indivíduos da renda baixa tende a representar um elemento importante na construção de sua identidade, face à valorização desse objeto como símbolo concreto do seu self estendido, mostrando sinergia com a teoria pesquisada. Espera-se que os resultados da pesquisa possibilitem maior compreensão do significado da posse de celular entre as camadas de renda mais baixa.

 

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