RESUMO
Código: 668
Área Temática: Marketing

 

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Baixa Renda: Validação de Escala de Atitudes Frente Ao Lazer
 
Este artigo teve como objetivo validar escala de atitudes relativa a lazer baseada em Bearden e Netemeyer (2005), aplicada aos indivíduos de baixa renda (selecionados segundo o critério de classificação sócio-econômica Brasil), residentes na cidade de São Paulo. Inicialmente foi realizada validação da escala quanto a conteúdo e consistência interna com utilização de análise fatorial exploratória. Os resultados da análise fatorial se mostraram coerentes com estudos anteriores, embora apresentando diferenças de contexto demográfico e sócio econômico. A seguir foi testado um modelo de equações estruturais (MEE) com utilização do software PLS, desenvolvido a partir dos componentes da análise fatorial relacionados com a prática de atividades de lazer, para avaliar se existiriam relações entre as atitudes e lazer e se estas relações seriam significativas. No entanto, desenvolvendo-se a técnica, não se obteve validação discriminante, o que se atribuiu ao fato de que no Brasil, apesar das melhorias dos índices relacionados à população de baixa renda, o lazer não pode ser tratado de maneira homogênea como se todas as classes pudessem usufruí-lo da mesma forma. Apesar das limitações espera-se que os resultados possam levar a maior conhecimento do consumidor baixa renda e possam nortear a tomada de decisões na área de marketing.

 

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